terça-feira, julho 24, 2012

Vergonha

Ver.go.nha sf 1 Pudor. 2 Timidez, acanhamento, constrangimento. (Minidicionário da Língua Portuguesa - Melhoramentos)

Quem nunca teve vergonha na vida? É o sentimento mais difícil de alguém confessar, por mais que alguns gestos físicos entregue este sentimento aos que estão ao redor. Ou para as pessoas que estão longe, mas na omissão de algum gesto a vergonha é percebida.

Sempre tive medo que minha família tivesse vergonha de mim, ou que meus amigos tivessem vergonha de mim. Na verdade eu tinha vergonha de mim, e as vezes ainda tenho. Sabe, por um lado é bom ter vergonha, pelo menos a pessoa não se torna tão intrometida nas coisas alheias, mas por outro lado é ruim, principalmente quando a vergonha não é sua, mas sim de uma pessoa que sente vergonha de você. Quando eu era adolescente, eu tinha os dentes pra fora e quando eu ria eu ficava muito feia. Até eu sabia que eu ficava feia, por que meus colegas me olhavam estranho, como se reprovassem a minha felicidade. Ainda mais eu que gostava tanto de rir... Era triste isso que acontecia comigo, mas eu acertei meus dentes e me achei mais bonita. Dai por diante eu comecei a ter mais coragem de conversar com meninos, e pensar em ficar ou namorar.

Pensou que a vergonha acabou? Não mesmo!!! Tá certo, eu conheci vários garotos e beijei na boca de vários deles, tem uns ainda que eu até sou amiga. Mas sabe o que me impedia de namorar com eles? A vergonha que eu tinha de mim, ou eles também tinham de mim. Eu sou magra. Sim! Isso é uma vergonha minha, não entendo porquê tenho vergonha disso, se tantas garotas gordinhas ou cheiinhas querem ter o corpo que eu tenho. Enfim, faz anos que venho trabalhando nesse meu sentimento para tentar esconde-lo na minha mente, mas as pessoas me fazem lembrar, o mundo me faz lembrar que eu sou magra e então a lembrança de como eu era vem à tona. Mas tudo bem, eu sou feliz assim, é um pouco genética, sabe? Sim, os antepassados da parte da minha mãe eram magros, não posso reclamar muito, não é mesmo? Por isso sou feliz assim mesmo.

Eu procurava um amor para minha vida, um amor que não fosse de pai e mãe, avós, irmã e tios(as), amigos. Acredito que não ficarei sem estes amores no meu estoque. Eu procurava um amor para eu amar, e não queria que a vergonha me dominasse, eu consegui dominá-la! Foi bom quando eu achei esse amor. A vergonha não conseguiu me dominar, eu não deixei. Mas no início eu senti que ela estava dominando quem eu estava gostando. Fiquei com muito medo que a vergonha que ele estava sentindo fosse de mim (Sempre tive vergonha de alguma coisa que eu fizesse, ou que eu tinha de anormal).

Embora eu nunca perguntasse, a vergonha um dia passa ou passou... Se não passar é por que não é pra ser assim. Alguma coisa teria que mudar.

Juliene Tesch
@JulieneTesch